sábado, 8 de junho de 2013

A importância das novas tecnologias na sala de aula



Vivemos atualmente um momento de inigualável crescimento tecnológico. Graças à revolução proporcionada pela internet, as ações mais prosaicas do nosso dia-a-dia, como bater papo com um amigo, ouvir música ou assistir a um filme, ganharam novas configurações, suportes e possibilidades. Podemos levar conosco, sem a necessidade de uma mídia volumosa como papeis, fitas cassetes, CDs ou DVDs, nossos amigos e obras preferidas para onde formos. Essa nova realidade fez com que o adjetivo “interativo” se popularizasse e ultrapassasse a esfera puramente tecnológica. Hoje tudo o que for moderno, interessante e que exerça um apelo sobre o consumidor deve ser “interativo”.

Se a interatividade é a tônica do século XXI, a escola também precisa se adequar a ela. Mas não a escola apenas como prédio e instituição de ensino. A escola enquanto material humano e espaço para relações entre pessoas também precisa se adaptar.

Quando se fala em “equipar a escola para as novas tecnologias” pensa-se apenas em instalar computadores em salas de informática nas escolas. Embora importante, isso não é o suficiente e nem mesmo uma realidade em muitas escolas. Ainda é uma utopia imaginar que todos os alunos da rede estadual têm contato com computadores e internet dentro da escola.  Por outro lado, apenas o uso do computador sem uma mudança nos paradigmas da relação entre professor e aluno não garante a realização de uma aula interativa.

Mais do que nunca, o papel do professor e as relações pedagógicas têm sido questionados e reavaliados. A imagem do professor apenas como detentor e transmissor do conhecimento está cada vez mais distante do que se espera das práticas educacionais. A interatividade na educação busca a presença cada vez mais ativa do aluno na construção do seu conhecimento e a atuação do professor como sistematizador da experiência de aprendizagem. Para ser produtiva, essa interação dependerá mais do material humano do que propriamente das tecnologias digitais. Promover um diálogo verdadeiro entre alunos e professores, levar em consideração observações trazidas pelos alunos, partir de uma música, um conto, uma notícia, um poema, até mesmo um acontecimento no intervalo da aula, não importando que mídia sirva de suporte para levá-lo até os alunos pode ser a base de uma discussão e da intervenção para a construção do conhecimento.

O hipertexto da internet, por sua característica não linear, facilita o manuseio e a exploração das informações, mas a presença do computador não é condição sine qua non para uma aula interativa.

Antes de haver o computador para facilitar a comunicação à distância, o ser humano já havia alcançado a excelência em comunicação face a face.

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