sábado, 8 de junho de 2013

Desafios da vida contemporânea na prática do professor



Ser profissional da educação sempre foi algo desafiador e instigante, no entanto, conforme os anos se seguem, o caráter de sacrifício, de abnegação tem se tornado muito mais sinônimo da profissão do que propriamente o desafio da busca do conhecimento.

Ao ser questionado sobre o assunto, qualquer professor é capaz de listar uma série de motivos que podem ser caracterizados como responsáveis pela dificuldade encontrada em realizar sua função de maneira eficiente e prazerosa, entre eles, costumam receber destaque a falta de interesse do aluno nas questões escolares e a falta de apoio da família. Tomemos, então, esses dois pontos como base para nortear a reflexão sobre os desafios que a vida contemporânea para as práticas de ensino-aprendizagem, especialmente para a disciplina de Língua Portuguesa.

A sociedade, os anseios e os recursos que o século XXI nos apresenta são muito diferentes do que se vivenciou, por exemplo, nos séculos XVIII e XIX; no entanto, a escola pública contemporânea ainda reflete os séculos passados e tem encontrado dificuldade para acompanhar o ritmo acelerado do mundo moderno.

A escola, como a conhecemos, surge no Brasil com a missão de trazer saberes consolidados a um país que precisava ser “civilizado” e catequizado; essa fórmula não se enquadra mais no país em que viemos hoje. Seja por falta de recursos financeiros ou por falta de preparo de seu material humano, a escola ainda não consegue abrir totalmente as portas para os avanços tecnológicos, linguagens e mídias que existem além de seus muros, e é justamente além dos muros da escola que nossos alunos vivem e de onde trazem o conhecimento que irão partilhar dentro dela.

Ao lecionar a disciplina de língua portuguesa, o professor deve estar ciente do que constitui realmente o seu material de trabalho. A língua portuguesa não é aquele apanhado de regras encerradas no livro didático distribuído ao aluno, nem é aquele recorte que aparece no mesmo livro sob o título de “texto para interpretação”. A língua portuguesa é o instrumento através do qual o aluno, ou antes ainda, o indivíduo, cumprimenta sua família, ouve a música de sucesso, assiste ao programa na televisão, conversa com os amigos pelo MSN, lê as notícias no jornal ou na internet, entre tantas outras atividades diárias. Chegar à escola e perceber que grande parte do uso cotidiano da língua ainda é ignorado pela escola e que o seu ensino ainda se concentra na reprodução de regras que não refletem o uso geral, só pode contribuir para distanciar o aluno do que se ensina na escola.
 


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